Se você está pensando em ir à Serra Negra, que tal já juntar essas dicas para saber exatamente o que curtir na cidade? São vários atrativos turísticos de Serra Negra que merecem ser visitados. Um deles, que é o meu preferido e que já mostrei diversas vezes no instagram do São Paulo Interior (@saopaulointerior) é o Alto da Serra.

1 – ALTO DA SERRA

Mirante com vista panorâmica da cidade, com amplo gramado para sentar, mesinhas e também food trucks com cerveja, açaí, lanches e outras coisinhas. O local é muito procurado por quem quer ver o pôr do sol, mas também recebe visitantes em outros horários. O melhor é que a entrada no Alto da Serra é de graça. A subida até lá é feita por estrada de asfalto, mas quando está quase chegando, tem um trecho de terra. O percurso é rapidinho, uns 5 minutos, mas confesso que a estrada não é das melhores. Mas vai na fé que todo carro chega!

2 – TELEFÉRICO

O teleférico é parada obrigatória em Serra Negra. As cadeirinhas te levam até o mirante do Cristo, de onde também se tem uma bela vista da cidade. O valor do ingresso é R$ 20 (ida e volta). Lá no alto, tem uma lojinha muito interessante que vende chocolates. A decoração é linda e os chocolates bem gostosos também. Se você quiser visitar o Cristo de Serra Negra, mas tem medo de teleférico, saiba que dá para ir até lá de carro também. Eles contam, inclusive, com estacionamento e elevador acessível.

3 – DISNEYLÂNDIA DOS ROBÔS

Esse lugar é ideal para quem gosta de engenhocas. Uma casa toda montada com robôs feitos de sucata, a maioria deles com movimentos, cuidadosamente montados por Pedrinho Tomé, ao longo de mais de 20 anos de trabalho. Lá dentro você vê uma invenção diferente da outra e é possível interagir. O valor do ingresso é R$ 20 (adulto). Crianças, idosos e estudantes pagam meia. Clique aqui para saber mais.

4 – BIOPARQUE SERRA NEGRA

O Bioparque Serra Negra é para quem gosta de trilha, mas quer andar em um lugar seguro e fechado. No Bioparque você irá caminhar por trilhas interpretativas imersas num ambiente de floresta úmida de altitude. Lá também tem uma pequena lojinha e um restaurante vegano.

5 – RUA DO COMÉRCIO

Em toda a região central de Serra Negra há lojas que vendem roupas de inverno, principalmente, mas também tem roupas de verão, dependendo da época. A principal rua do comércio é a Rua Cel. Pedro Penteado. Descendo a rua, você verá a Travessa Monsenhor Manzini, onde há decoração de guarda-chuvas e, mais à frente, também tem decoração de guarda-chuvas em uma galeria, localizada ao lado esquerdo da rua. A Rua Cel. Pedro Penteado também dá acesso à praça central, onde há vários bares e restaurantes badalados de Serra Negra, e também a Prefeitura da Cidade. Atrás da Prefeitura, tem uma fonte! Então aproveite para encher a sua garrafinha!

6 – SÍTIO BELLA ROCCIA E ADEGA DA FAMÍLIA CARRA

Dois pontos próximos que você precisa visitar. Eles ficam em área rural, por isso aproveite para ir nos dois lugares! O Sítio Bella Roccia serve rodízio de pizza aos sábados à noite, com vinho e sobremesa! O ambiente remete à Itália, com comida boa e ambiente familiar. Dependendo da época, você consegue experimentar as frutas do sítio e sempre é possível comprar vinhos e doces caseiros para levar pra casa. Para participar do rodízio, é preciso fazer reserva no 19 98934-6306. Tenho certeza de que vão amar a experiência!

Já a Adega da Família Carra merece sua visita porque seus vinhos são tradicionais no interior de SP. Há degustação e muitos produtos para você comprar. Não deixe de experimentar o famoso Demi Panaché, uma bebida refrescante e bem diferente.

7 – CAFÉ SANTA SERRA

O Café Santa Serra é outro local que merece sua visita, principalmente se você ama café de qualidade. Seu café já foi eleito como o melhor do estado de SP e o 2º do Brasil em um concurso. Na visita, você pode tomar um cafezinho, levar produtos pra casa e conhecer a propriedade. O Café Santa Serra fica próximo ao ponto turístico Alto da Serra.

Onde se hospedar em Serra Negra

Serra Negra possui ótimas opções de hospedagem. Vou indicar três lugares que já visitei e gosto muito:

Pousada O Recanto – Pousada com café da manhã, almoço e jantar. Atendimento impecável, ampla área verde com lago para pesca, salão de jogos, monitoria, tirolesa, piscina e redários. Os chalés são lindos, muito bem decorados e com bom espaço entre eles, o que garante a privacidade dos hóspedes.

Hotel Fazenda Vale do Sol – maior hotel de Serra Negra com ampla estrutura de lazer e centenas de acomodações. Tem piscina externa, piscinas aquecidas, lago pra pesca, campo de futebol e uma cidade das crianças com vários brinquedos, incluindo um carrossel. Os chalés são simples e amplos.

Hotel Fazenda São Matheus – hotel que fica perto do Alto da Serra. Também possui piscina externa e piscina aquecida. Os chalés são mais simples, mas são amplos e o atendimento é ótimo. Café da manhã, almoço e jantar incluídos na diária também.