Quem curte ecoturismo sabe que, na maioria das vezes, as mais belas cachoeiras ficam em áreas de difícil acesso. Essa realidade, no entanto, é diferente na Cachoeira dos Pretos, em Joanópolis. A segunda maior cachoeira do estado de SP, com seus 154 metros de altura, tem fácil acesso, por estrada pavimentada, e poços para banho. O São Paulo Interior (do Instagram @saopaulointerior) esteve lá e agora eu trago pra vocês algumas informações sobre essa belíssima cachoeira.

Joanópolis, cidade onde fica a cachoeira, está a cerca de 2 horas da capital SP. Mas a cachoeira está um pouco mais distante, porque ela fica afastada da área urbana. Mas não se preocupe! A estrada até lá é totalmente pavimentada.

Lá na cachoeira eles cobram o valor de R$ 10 de estacionamento de carro. Só isso é cobrado. À sua disposição, você terá banheiros, lanchonetes e restaurantes. Também há atividades de aventura que são oferecidas.

Como Joanópolis é conhecida como a cidade do Lobisomem, não podia faltar a casa do lobisomem lá na cachoeira também. Dependendo do dia e horário, você poderá ver o personagem, tirando fotos com os turistas.

A caminhada até a queda d’água é tranquila, nada de trilha! É simplesmente um caminho, como se fosse um grande quintal da propriedade.

No trajeto você verá alguns poços para banho. Mas atenção porque, dependendo do dia, a correnteza pode estar forte.

A queda é belíssima! Então aproveite para sentar em uma das pedras e apreciar!

Dica de ouro: no caminho para a Cachoeira dos Pretos, você verá placas para a Cachoeira Escondida. Nessa eu ainda não fui, mas dizem que também é um passeio bem legal.

No vídeo abaixo eu mostro como foi o meu passeio até a Cachoeira dos Pretos: