Sabe aquela trilha que te surpreende a cada minuto de caminhada? Pois é! A Trilha do Vale das Ostras, em Eldorado, é assim. O percurso conta com 12 cachoeiras e termina na famosa Cachoeira do Meu Deus, já eleita a cachoeira mais bonita do estado de SP. O São Paulo Interior (do instagram @saopaulointerior) esteve lá e eu conto pra vocês um pouquinho dessa maravilha.

Trilha vale das ostras eldorado

Eldorado fica a cerca de 4 horas da capital SP, na região do Vale do Ribeira. É uma cidade rodeada pela Mata Atlântica e muito conhecida por abrigar não só a trilha do Vale das Ostras como também a Caverna do Diabo.

A trilha completa tem 8 km de extensão (ida e volta), mas você pode optar por fazer a trilha intermediária, de 6 km, que foi a que eu fiz. Ela dura cerca de 3h30, já contando as paradas para banho que você faz em cachoeiras e poços de água cristalina.

trilhas em sp vale das ostras

É aconselhável que se faça a trilha com um guia de turismo, que além de te ajudar no percurso, irá explicar a história do local com o conhecimento que só eles têm! Eu fiz com a JJ Aventuras, uma agência que faz passeios com casais e grupos e ainda tira fotos suas como cortesia! Aliás, todas as fotos deste post foram tiradas pelo guia Jhon. O contato do whatsapp deles é o (13) 99776-7880 ou (13) 99613-2067

trilhas em sp eldorado vale das ostras

A Trilha do Vale das Ostras pode ser feita até por crianças, desde que elas sejam aventureiras. A Maria tem 11 anos e me acompanhou nessa trip. Digo aventureira porque embora não tenha obstáculos muitos difíceis, a trilha tem subidas, descidas e pequenas escaladas. Além disso, boa parte do percurso é feita pisando na água. Mas fique tranquilo porque a água fica apenas na canela. Portanto, tênis é obrigatório!

trilha no vale das ostras crianças

Depois de fazer o percurso de trilha, você chegará a um segundo estacionamento, onde ficam os carros de quem vai direto para conhecer a Cachoeira do Meu Deus. Sim, é possível visitar apenas essa cachoeira sem necessariamente fazer a trilha, mas já adianto que a emoção não é a mesma! A experiência da trilha transforma o seu jeito de olhar para aquela maravilha de 53 metros de altura.

Passando esse estacionamento, você fará mais uma pequena trilha de cerca de 10 minutos e chegará à grande estrela: a queda do Meu Deus, que tem esse nome justamente por causa da expressão utilizada pelos desbravadores.

cachoeira do meu deus eldorado sp

A cachoeira, além de linda, forma poços para banho! É incrível!

A Trilha do Vale das Ostras cobra uma taxa de R$ 15 na entrada. O valor da contratação de um guia varia. A JJ Aventuras está com desconto de 10% para quem disser que viu aqui no São Paulo Interior. É a chance de você conhecer esse paraíso e a trilha mais bonita de SP.

Hospedagem em Eldorado

Para aproveitar o passeio com calma, ficamos hospedados na Pousada Recanto das Águas. A pousada possui chalés, café da manhã incluso na diária e opção de almoço.

Além de piscina comum, também conta com piscina natural no meio da mata. Um verdadeiro refúgio!

hospedagem pousada em eldorado
hospedagem pousada em eldorado

Veja o vídeo que gravamos quando estivemos lá: