O São Paulo Interior (do Instagram @saopaulointerior) fez um passeio rápido, de apenas 1 dia, nas cidades de Itu e Salto, que ficam a cerca de 1h30 da capital. Neste post, eu mostro pra vocês alguns dos atrativos que podem ser visitados se o seu tempo for curto, assim como foi o meu.

Comecei o passeio por Itu, na Praça dos Exageros. A praça não tem esse nome à toa. O espaço conta com objetos gigantes e brinquedos, o que a torna ideal para crianças. A praça fica fechada às segundas-feiras, abrindo apenas de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

Depois de visitar a Praça dos Exageros, nos dirigimos à praça central de Itu, onde fica a famosa Igreja Nossa Senhora da Candelária. A igreja é histórica, assim como as outras que ficam ali por perto. Essa importância católica dá, inclusive, o título de Roma Brasileira para a cidade. Não deixe de entrar na igreja para apreciar sua beleza!

Na praça central está o icônico orelhão gigante, ponto obrigatório para fotografia. No entorno, visite as lojinhas com lembranças de Itu. Tem muita coisa interessante: lápis gigante, cotonete, chave, caneca, pente, enfim! Coisas únicas que você só vai encontrar lá.

Ainda em Itu, visitamos o Parque do Varvito, um parque geológico localizado na área urbana da cidade. O parque possui rochas expostas que permitem observar detalhes da formação de mais de 200 milhões de anos atrás. Além das rochas, há espaço para caminhada, bancos e uma linda queda d’água. A entrada é gratuita.

Depois dessas visitas, partimos para a cidade de Salto, que fica ali do lado. Começamos o passeio pelo Complexo da Cachoeira, uma grande área com entrada aberta ao público. Lá existem alguns atrativos como o Memorial do Tietê, Ilha da Usina, além de mirantes e esculturas que contam um pouco da história da cidade.

Se prepare para ficar impressionado com a violência das águas do Tietê. É algo muito lindo de se ver, embora a poluição vinda da Grande SP ofusque um pouco a beleza. O odor, por vezes, também ficar forte, mas nada que seja insuportável.

Ali no parque você também vai caminhar sobre a Ponte Pênsil, uma estrutura centenária, representante da era industrial.

A Ilha da Usina também é um lugar muito bonito. Você caminha em meio à mata intocada, passeando por uma passarela de madeira de reflorestamento.

Perto do Complexo da Cachoeira, também existe um elevador que te leva a um salão panorâmico, de onde é possível ver o Rio Tietê e a cidade de Salto. O elevador fica na Ponte Estaiada, mas, por conta da pandemia, está fechado. Ficará para uma próxima visita.

Terminamos nosso passeio no Monumento à Padroeira Nossa Senhora de Monte Serrat, um lugar muito bonito onde existe o maior monumento erguido à Maria do Brasil. O acesso é fácil, já que também fica na área urbana. Com o carro, você chega bem pertinho da santa. Em tempos normais, sem pandemia, é possível subir até seus pés e também visitar o Parque de Lavras, que fica ali atrás dela.

Veja abaixo o vídeo que gravei para o Instagram com mais detalhes do passeio: