Os parques estaduais de SP estarão fechados nos próximos fins de semana de Natal e Ano Novo, respeitando a determinação do governador João Dória, que colocou todo o estado na Fase Vermelha do Plano SP. A medida foi adotada como forma de frear o avanço dos casos de Covid-19. A Fundação Florestal, que gerencia parques como os da Serra do Mar, Cantareira, Pedra do Baú, Pico do Jaraguá e Petar, encaminhou comunicado a algumas prefeituras informando o fechamento.

Os parques estaduais vão fechar nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e nos dias 1, 2 e 3 de janeiro. Os visitantes que compraram ingressos para essas datas antecipadamente poderão solicitar voucher ou pedir a devolução do valor integral.

Nas Unidades de Conservação, os ingressos adquiridos para o período poderão ser reagendados. Para a emissão de vouchers, basta abrir um chamado por meio do site. Na sua conta, selecione “Enviar Chamado”, e envie a solicitação junto com o número do pedido.

Em caso de desistência, o valor será ressarcido em até 20 dias. Para solicitar a devolução o visitante deve acessar a conta criada no site de ingressos online na data da reserva e solicitar o cancelamento do pedido. Caso o usuário tenha dúvidas pode acionar o SAC no próprio portal.

Com relação aos parques municipais, as prefeituras devem publicar decreto, também determinando o fechamento nessas datas. Áreas particulares ainda estão aguardando um posicionamento dos governos locais para saber como vão proceder.

A Fase Vermelha do Plano SP, anunciada na tarde desta terça-feira (22), permite a abertura apenas dos serviços essenciais.

Nestes seis dias específicos, o atendimento presencial está proibido em shoppings, lojas, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e estabelecimentos de eventos culturais. Farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis, lavanderias e serviços de hotelaria estão liberados.

Nos demais dias, todo o estado continua na fase amarela, a terceira das cinco estipuladas pelo Plano SP. A exceção é a região de Presidente Prudente, com 45 municípios que retornam de forma extraordinária para a fase vermelha a partir do dia 25 e permanecem até a próxima reclassificação em janeiro.