O São Paulo Interior (do Instagram @saopaulointerior) esteve em Águas de São Pedro, a convite da Associação Comercial de Águas, para descobrir o que essa pequena cidade tem que atrai turistas de todo o estado. Famosa por suas águas medicinais, que podem ser degustadas no Fontanário Municipal, Águas está cada vez mais inserida no roteiro turístico de São Paulo com boas opções gastronômicas e um comércio local forte, engajado em oferecer uma experiência única aos visitantes.

Águas de São Pedro está a apenas 180 km da Capital, na região de Piracicaba. É o menor município paulista em extensão territorial, o que contribui para o clima aconchegante e acolhedor de suas ruas. Praticamente todo o comércio está instalado na Avenida Carlos Mauro e imediações. É ali que o turista encontra restaurantes, lojas de roupas, cafés, sorveterias, bares, docerias e outros estabelecimentos. Para apreciar o comércio do centrinho, você não vai nem precisar de carro. Faz tudo a pé.

Com uma natureza exuberante, você vai observar que a cidade é cercada de verde. Não à toa ela tem sido moradia para diversas espécies de aves, despontando como um dos municípios com potencial para observação de pássaros raros. A dica para quem gosta de sentir a natureza de perto é entrar no bosque municipal, que fica no fim da Avenida Carlos Mauro, ou seguir sentido São Pedro, subindo a serra.

No fim da avenida, inclusive, o turista pode tirar foto no letreiro com o nome da cidade e observar as águas ligadas. O acionamento é feito em três horários nos fins de semana e feriados: 12h, 16h e 20h. Em dias úteis, o espetáculo pode ser visto às 20h. Não tem quem não se apaixona, afinal a praça está muito bem conservada e dá para perceber o carinho que a cidade tem para conquistar seus visitantes.

Essa linda regata que estou usando nas fotos é de uma loja online de Águas: a SP 304. A camiseta e outras peças podem ser adquiridas no https://www.sp304.com.br/

Outro ponto que merece a sua visita é o escadão com a obra do artista Lajur Oliveira. A escada fica ali em uma travessa da avenida principal e rende belíssimas fotos.

O Fontanário Municipal, que também fica no centrinho, é parada obrigatória. Lá você irá conhecer três tipos de águas que foram encontradas na cidade. A Fonte da Juventude é mundialmente conhecida por ser a segunda com maior concentração de Enxofre do planeta. Suas propriedades medicinais já foram comprovadas e muita gente vai a Águas, inclusive, para tomar banho com ela. O Balneário ainda está fechado por conta da pandemia, mas assim que ele abrir, fica aqui a dica!

A água tem sabor forte, assim como a da Fonte Gioconda. Já a Fonte Almeida Salles tem água com sabor mais próximo do que estamos acostumados. Experimente a água de acordo com os propriedades medicinais que você deseja, pois não é aconselhável beber todas de uma vez.

Onde de hospedar em Águas de São Pedro

Águas de São Pedro conta com boas opções hoteleiras. Ficamos no LS Villas, um hotel maravilhoso voltado para a família e para casais que gostam de bom atendimento e comida de qualidade. Dentro do hotel também existe um SPA, que oferece banhos e massagens relaxantes, tanto para os hóspedes quanto para os visitantes de Águas, que podem agendar horário com eles. A massagem relaxante de 50 minutos custa R$ 117.

A piscina é maravilhosa, com água climatizada. Ao lado dela tem bar, sala de estar e jogos para as crianças.

O café da manhã também é delicioso, com muitas opções. O hotel está seguindo rigorosamente os protocolos de prevenção à Covid-19, então você é servido no café. Basta mostrar quais produtos quer.

Agora o LS Villas também conta com o Espaço Tranquillità, onde há ainda mais conforto. E foi lá que ficamos. Ele fica a cerca de 50 metros do hotel principal e só lá existe a suíte com hidro na varanda!

Onde comer em Águas de São Pedro

São muitas opções de restaurantes, cafés, bares em Águas de São Pedro. Vou indicar aqui os lugares que a gente foi.

Começamos com o Mi Hermana, uma cantina mexicana nova, que está ali no shoppinho da Avenida Carlos Mauro. O local é muito bem decorado e serve maravilhosos pratos da culinária do México. Se quiser observar o movimento da cidade, coma na sacada. É muito lindo!

Se você quer comida caseira, com preço camarada e bom atendimento, experimente a Casa da Hana. Localizada também na avenida, o restaurante possui diversas opções, mas optamos pelo famoso prato feito com comidinha da casa do avó, sabe? Que delícia! Você escolhe a carne e depois pode combinar as guarnições. Achei super legal essa proposta.

Um dos nossos jantares foi na Villa Tardivelli, um tradicional restaurante de Águas com o melhor da cozinha italiana. Massa artesanal com deliciosos molhos e carnes. Tudo servido em um ambiente escurinho, ideal para jantares mais românticos. O restaurante também fica na Avenida Carlos Mauro.

Por fim, quero indicar pra vocês o Santinha Café. Um café delicioso que fica ali na avenida também e que serve um maravilhoso waffle de pão de queijo! Ainda tem frapuccinos, coalhadas, ovos mexidos com bacon, tudo com ótimo preço e qualidade. No almoço você também pode optar por tortas e quiches.

Passeios em Águas de São Pedro

Bom, além do Fontanário Municipal, da praça das águas, do escadão e do bosque, que já falei lá em cima, não deixe de visitar o Apiário Bela Flora. O local é lindo, com playground para as crianças, uma casinha de madeira e delicioso mel para provar. Chegamos já com uma explicação sobre a produção e depois fomos degustar! Que maravilha.

Dá para ir de carro até o apiário, só colocar no GPS, sem erro, ou então ir com o trenzinho da abelha, que sai lá da praça principal. Se for de trenzinho, é cobrado o valor de R$ 10 por pessoa.

Visite também a famosa Ecoloja, que vende produtos sustentáveis e que apoia projetos sociais. Lá você poderá adquirir camisetas feitas a base de garrafa pet, bolsas com material reaproveitado, objetos de decoração e presentes, tudo 100% sustentável. Para tornar a experiência ainda melhor, experimente as comidinhas do bistrô que fica lá dentro! Comida vegana feita na hora e também com a opção de congelados para você levar pra casa!

Outro ponto legal para uma visita rápida é a Torre de Petróleo, marco histórico da cidade, onde na década de 20, tentaram encontrar petróleo. Foi ali que descobriram as águas medicinais. A torre fica na beira da Rua Antônio Casarini, 758, e lá tem uma placa com a explicação histórica.

Por fim, ali pertinho de Águas está o famoso Thermas Water Park, um dos maiores e mais completos parques aquáticos do interior de SP. Sua piscina de ondas é considerada a maior do estado.

O parque possui preços diferenciados dependendo da data em que você for. Neste link você pode consultar os valores.

São várias piscinas climatizadas, muitos toboáguas, piscina de ondas e opções variadas de alimentação. O legal é que além do parque aquático, o parque conta com exposição de insetos gigantes, fazendinha, exposição de dinossauros, animais marinhos, enfim! Tudo o que a criançada gosta.

Quer ver como foi toda essa nossa viagem a Águas de São Pedro? Então te convido a ver os vídeos que gravamos para o nosso Instagram!