Se você é o tipo de pessoa que quer um lugar para relaxar e ter a seu dispor uma bela vista da Serra da Mantiqueira, você precisa conhecer São Francisco Xavier. O distrito, que pertence à cidade de São José dos Campos, fica a cerca de 2h30 de São Paulo, e tem atraído cada vez mais turistas que buscam a experiência de estar em um lugar aconchegante, com boa comida e com excelentes lugares para visitar.

Antes de falar da excelente gastronomia local e das possibilidades de relaxamento, quero já deixar registrado que São Xico também guarda belíssimas trilhas para os aventureiros. Fiz a trilha da Toca do Muriqui com a CAT Ecoturismo. A agência oferece passeios incríveis pela Serra, que possibilitam contato direto com a natureza e ar puro.

A Trilha da Toca do Muriqui dura cerca de 3 horas (tempo total de ida e volta). Se você tiver sorte poderá ver os muriquis, que são considerados os maiores macacos da América. Eu não vi, mas vi belas paisagens, mirantes e cachoeiras, que mostrei tudo lá no instagram @saopaulointerior.

O meu instrutor da CAT Ecoturismo, Yan Miragaia, deu uma verdadeira aula sobre São Francisco e sobre a vida na mata.

Além dessa trilha, eles oferecem outras opções, como uma travessia até o distrito de Monte Verde, em Minas Gerais. Mas aí, a trilha é mais puxada e o passeio leva o dia todo. O contato da CAT Ecoturismo é o (12) 99741-9017.

Outro lugar que merece ser vistado em São Francisco Xavier é a Pedra de São Francisco, também conhecida como Pedra do Porquinho. O acesso até ela é por estrada de terra, o que exige atenção, porque a via é bem estreita. Evite ir em dias de chuva.

Mas meu carro é baixo, consigo ir? Consegue! Porque o meu também é! Basta querer ir. O lugar rende lindas fotos! Também há um restaurante no local. Não comi lá, então não posso opinar.

Bom, vocês já viram que dá para caminhar bastante pelo distrito, né? Mas tem hora que o corpo vai cansar. Aí nada melhor do que uma massagem Ayurvédica, famosa por seus efeitos relaxantes.

Lá em São Francisco Xavier você encontra o David, que oferece um serviço exclusivo para quem se hospeda em uma das casas administradas pelo O Concierge SFX. O Concierge tem várias casas à sua disposição, que são locadas via Airbnb. Eles oferecem um serviço completo de hospedagem e dicas para você desfrutar o melhor de São Francisco.

O David nos presentou com uma bela massagem na varanda da casa em que nos hospedamos.

Linda essa vista da casa, não é? Então, esse é o Jardim das Pedras, uma das casas que você consegue alugar com o O Concierge SFX. São várias opções de acomodação. Entrando em contato com eles, você vê qual se encaixa mais no perfil que você está procurando. O telefone de contato é o (11) 96443-7659.

Além da massagem ayurvédica, que eu recomendo muito vocês fazerem, também indico um delicioso banho de imersão no Bruxinhas do Mato. O espaço oferece banhos de imersão feitos com ervas e flores colhidas na hora, massagens, escalda-pés com reflexologia, calatonia, reiki e uma linha de produtos exclusivos, sempre com a finalidade de ajudar a restabelecer a harmonia do corpo físico e emocional.

Lá só se ouve o canto dos pássaros. Tenha certeza de que sairá do Bruxinhas do Mato muito mais leve.

Onde comer em São Francisco Xavier

O pequeno distrito de São Francisco Xavier possui muitas opções gastronômicas, para todos os gostos. Uma delas é o Varanda do Muriqui, um bistrô com uma bela vista da Serra e com um atendimento personalizado incrível. Com o conceito do slow food, o chef Thyego Palerozi leva à sua mesa a deliciosa cozinha brasileira, harmonizada com produtos locais, orgânicos e que vão te surpreender.

O local acomoda apenas um grupo de pessoas, então o atendimento é exclusivo e feito por agendamento. Ótima opção para a família, sobretudo neste momento em que devemos evitar o contato com outras pessoas. O endereço é Estrada de Santa Bárbara, 750 – Palmital. Telefone (19) 99922-3641.

A Casa da Bella também é um lugar para pequenos grupos. A especialidade é massa artesanal, leve e com temperos suaves. A anfitriã, sempre muito simpática, levará a sua mesa todo o seu dote culinário italiano. Experiência única, em um espaço de muito verde e totalmente tranquilo. O endereço é Estrada da Santa Bárbara, 2ª Travessa, 10. Telefone (11) 97576-8698.

São Francisco também tem restaurantes no centro urbano. O Villa K2 fica na rua principal e oferece pratos bem elaborados em um ambiente descontraído e com linda decoração. A área externa tem um charme único! Veja aqui o cardápio. Ali no Centro também tem o Bicho Grill, outro restaurante delicioso, bem no coração de São Francisco Xavier, na praça central. A comida é caseira, com uma pegada mineira.

Quem gosta de lanche de hamburger artesanal não pode deixar de conhecer o Silvia Lanches, que fica ali na praça também. A lanchonete é tradicional em São Francisco Xavier e possui os melhores lanches. Cardápio variado até com opções vegetarianas.

E se o seu negócio for pizza, experimente a Pizzaria O Artesão, que fica na Rua Ezequiel Alves Graciano, 121, no centrinho também. Você pode comer no local ou então pedir a sua pizza. Foi o que fizemos! Depois de um dia de muita atividade, pedimos e eles entregaram lá na nossa casa. O telefone é o (12) 99716-1112.

Durante nossa estadia em São Francisco Xavier também comemos massas da Casa Mozi. Eles vendem deliciosas massas para você preparar em casa e também pães com fermentação natural. Em algumas datas eles também fazem entregas em São Paulo, então se você for da capital, pode ter um pouco do gostinho de São Francisco Xavier na sua mesa. O telefone de contato é o (11) 99657-3793.

Passeio a cavalo em São Francisco Xavier

Andar a cavalo nas encostas da Serra da Mantiqueira é algo muito lindo, ainda mais no fim de tarde com a vista que se tem lá do MK Valfena. O haras possui cavalos de montanha que saem para passear com você em trilhas. Sempre com um instrutor acompanhando, você tem a oportunidade de ver belas paisagens e finalizar o passeio no topo, com uma bela vista do pôr do sol. Quando fomos estava nublado, mas ainda assim a vista compensou.

Lojinhas do Centro

No centrinho de São Francisco Xavier você verá várias lojas interessantes, além de restaurantes. Visite a loja Maly Caran, com cosméticos naturais, essências e todo tipo de produto para o seu bem-estar; o Néctar da Mantiqueira, com suas deliciosas geleias, iogurtes naturais e outros produtos; o Bruno Pães com seus bolos, pães e cafés com preços muito convidativos; a cervejaria SP-50 Bier, com o melhor da cerveja artesanal, entre outros lugares mais que especiais.

Nos vídeos abaixo, eu mostro em detalhes como foi a nossa viagem para São Francisco. Marque a sua também!