Ponto turístico mais procurado de São Bento do Sapucaí, a Pedra do Baú reabriu para turistas desde sábado, dia 12, com restrições e protocolos de segurança. As subidas são permitidas aos fins de semana e feriados, das 9h às 16h.

Para subir até o Bauzinho, passeio mais tranquilo, que dá para ir de carro, serão liberados 80 carros por vez. Assim que o limite for atingido, o turista deverá aguardar. Conforme os carros forem descendo, outros vão sendo permitidos. A entrada custa R$ 10.

Já no Bauzão, onde a subida é feita por escalada e com agências de turismo, será liberado acesso apenas mediante agendamento prévio, de forma a garantir a segurança de todos. É permitida a subida de até 50 pessoas simultaneamente.

Todos os protocolos e condições podem ser consultados no decreto publicado pela Prefeitura, disponível aqui.

O conjunto de rochas do Complexo do Baú é um dos principais atrativos para praticantes de escalada no Brasil, tendo pelo menos 30 vias de escalada, com diversos graus de complexidade técnica, dificuldade, diferentes extensões e altitudes.

Do alto de qualquer uma das pedras (Bauzinho, Bauzão e Ana Chata), é possível ter uma bela vista da Serra da Mantiqueira, na região da divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais.