O ICMBio anunciou a reabertura da Pedra da Macela, um dos pontos mais altos da divisa SP-RJ, com acesso na cidade de Cunha. Quem gosta de trilha já pode se preparar para ter uma linda vista do mar de Paraty e das montanhas da Serra da Bocaina.

O São Paulo Interior (do Instagram @saopaulointerior) esteve lá em 2018 e teve o privilégio de observar dois momentos possíveis durante a sua visita: a Pedra da Macela com o tempo limpo e a Pedra da Macela com neblina. Isso tudo em apenas 20 minutos de visita! Então se prepare para ter ambas as experiências ou apenas uma, já que é quase impossível adivinhar o que te espera lá em cima.

O acesso à Pedra fica em Cunha, cidade a cerca de 230 km de São Paulo e a cerca de 300 km do Rio de Janeiro. Para chegar ao topo, sobe-se por uma trilha, que na verdade é uma estrada pavimentada, portanto sem obstáculos. A caminhada exige bastante porque o local é bem inclinado. Levamos quase 1 hora para subir. Mas nada que umas paradinhas no caminho não resolva!

Importante destacar que não há estrutura de turismo na Pedra da Macela. Portanto, leve água e comidinhas, se for o caso. A entrada é gratuita.

Até chegar à trilha, você percorre uma estrada de terra (que não tem uma condição muito boa), mas que termina justamente no portão da Pedra da Macela. Os carros ficam estacionados ali na estrada mesmo. Aí é só começar a subida.

Vejam só as fotos que fizemos lá:

pedra da macela em cunha

E já que você vai estar em Cunha, pegue essas dicas de passeio lá na cidade:

Conhecendo Cunha em dois dias: veja o que visitar na cidade