A notícia de uma nova frente fria que avança pelo estado e promete derrubar as temperaturas trouxe a lembrança dos dias em que nevou em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira. Embora a possibilidade de neve em São Paulo tenha sido descartada, o fato animou turistas que buscam a cidade para o próximo fim de semana.

A menor temperatura já registrada em Campos foi 7,2ºC, em 1988, quando o inverno no estado foi bem rigoroso. No entanto, a neve não chegou naquele ano. O fenômeno na cidade aconteceu em 1928, 1942, 1947 e 1966. A foto que abre essa matéria, do arquivo pessoal de Edmundo Rocha, mostra o registro de neve na década de 20.

Até em São Paulo Capital dizem já ter caído neve. Pelo menos é o que consta na caderneta de observações do meteorologista José Nunes Belford, que relata neve na Avenida Paulista, em 1918. Mas, o gelo observado, segundo meteorologistas, não pode ser considerado neve, já que não há registro de nebulosidade naquele dia na capital.

Outra cidade que há relatos de queda de neve é Apiaí, no Sul do estado, em 1975. A cidade, onde há a maior porção de Mata Atlântica de São Paulo, é conhecida por suas baixas temperaturas no inverno, justamente pela altitude e densa vegetação.