Dois dos mais tradicionais destinos turísticos do estado de São Paulo, a Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí e a Pedra Grande em Atibaia, podem ser reabertos nos próximos dias. O São Paulo Interior entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de SP e foi informado que a reabertura está em avaliação com as prefeituras. O mesmo deve ocorrer com o Horto Florestal, em Campos do Jordão, que, nesse caso, também tem o caso analisado junto à empresa concessionada, responsável pelo área.

Desde o dia 8 de agosto, as regiões de São Bento do Sapucaí e de Atibaia estão na fase amarela do Plano SP. Nessa mesma fase, o governo liberou a abertura de grande parte dos parques estaduais da região metropolitana da capital.

Os amantes do Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), maior área de mata atlântica preservada no estado, deverão esperar um pouco mais, isso porque a região ainda está na área vermelha, de restrição máxima.

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente disse que está monitorando as atividades e comportamento da população nos espaços já reabertos para deliberar sobre a abertura integral.

Confira os protocolos de segurança já adotados pelos parques aqui. Pelo protocolo, a reabertura deve ser feita apenas nos dias úteis da semana, com horário de funcionamento entre 10h e 16h. E como tudo a partir de agora, uso obrigatório de máscaras.