O interior de São Paulo deve ganhar mais uma rota turística na ferrovia. O Trem Republicano, que vai operar entre as cidades de Itu e Salto, deve ser inaugurado em dezembro depois de 10 anos de promessa. No início deste mês, os dois municípios firmaram contrato com a empresa Serra Verde Express, a mesma que opera o famoso passeio de trem entre Curitiba e Morretes, no Paraná.

A atração é uma das apostas do Poder Público para a retomada do aquecimento econômico no esperado período pós-pandemia. A Serra Verde Express ficará responsável por serviços de conservação, manutenção, vigilância, limpeza, fiscalização, jardinagem e controle de passageiros.

A faixa ferroviária para operação do passeio tem aproximadamente 7 km e liga as antigas estações de trem de Itu e Salto. O trem será composto por locomotiva a vapor e três vagões, nas versões turística, butique e econômica, com capacidade para 136 passageiros. A previsão é de duas viagens por dia útil e três aos sábados e domingos, com tempo de percurso de 45 minutos.