O São Paulo Interior tem recebido muitas perguntas lá no Instagram @saopaulointerior (se você não segue, já segue lá para acompanhar mais dicas) sobre qual destino agrada mais: Campos do Jordão ou Monte Verde, no Sul de Minas. Eu já vou avisando: não pense que são iguais porque não são!

Bom, primeiro vamos destacar que Campos do Jordão é bem maior que Monte Verde, logo é natural que lá você encontre mais opções de restaurantes, bares e atrações turísticas. O bairro do Capivari, point de Campos, é um lugar movimentado, cheio de ruas! Já em Monte Verde, a parte “agitada” se resume à avenida principal.

compras e passeio em monte verde
Vista da avenida central do distrito de Monte Verde
Boulevard Geneve Campos do Jordão
Esse é o Boulevard Geneve, em Campos do Jordão, um dos pontos mais agitados da cidade.

Costumo dizer que Campos é ideal pra quem procura um destino romântico, mas que gosta de comer bem, beber, aproveitar o comércio. Já Monte Verde é um destino romântico mais aconchegante, também com boa gastronomia, mas sem a badalação de Campos. Não que lá seja tudo parado! É que estamos comparando os dois lugares.

Onde é mais barato, Campos do Jordão ou Monte Verde?

Vamos falar de preços? A hospedagem não varia muito nos dois destinos. Os preços são similares. Há desde acomodações mais luxuosas até as mais simples. Pesquisando, você acha lugares bons e que não pesam tanto no bolso. Com relação à comida, eu achei Campos do Jordão mais barato, talvez pela concorrência maior. Mas é o que sempre digo: pesquise! Não ache que só tem coisa cara! Tudo depende do que e onde você vai comer.

Em Monte Verde, as refeições não costumam ser caras, mas como eu gosto de cerveja, senti falta de umas marcas mais em conta. Em todos os lugares só tinha cerveja e chopp artesanal, com preços mais altos. Senti falta de uma Brahma, Heinecken, enfim, marcas mais famosas.

Com relação às atrações turísticas, Campos ganha, mas tem atrações também que pesam, são caras e com preços que poderiam sim ser mais amigáveis. Monte Verde tem poucas atrações, comparado a Campos, mas pra quem gosta de natureza, há umas trilhas lindas no distrito, que te colocam em contato direto com a Serra! A Pedra Redonda, por exemplo, é um espetáculo!

pedra redonda monte verde mg
A trilha da Pedra Redonda, em Monte Verde, é uma das mais procuradas pelos turistas.
casa na árvore amantikir campos do jordão
O parque Amantikir é um dos mais visitados de Campos. A entrada custa R$ 40 por pessoa.

Bom, para quem está na dúvida de onde ir, lembrando que tanto Campos quanto Monte Verde estão funcionando com restrições, pense que vale a pena ir nos dois. Só pense qual você quer que seja sua experiência primeiro 🙂

Clicando aqui você consegue assistir às nossas viagens! Rolando a lista, você encontrará Campos do Jordão, onde já fomos mais de uma vez, e Monte Verde.