Foto: Maristela Colucci/MTur

Ilhabela tem retomado suas atividades turísticas de maneira gradual e segura. No último dia 15, hotéis, pousadas, restaurantes e bares da cidade foram reabertos, com a adoção dos devidos protocolos de prevenção e segurança contra o novo coronavírus determinados em decreto municipal.

Para auxiliar nessa retomada segura, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município desenvolveu cursos sobre protocolos sanitários para empreendedores e colaboradores de todos os segmentos turísticos, como hospedagem, alimentação, comércio, eventos (com foco em casamentos), guias de turismo e agências de turismo receptivo.

Além disso, a Prefeitura de Ilhabela colocou equipes nas ruas que fiscalizam diariamente os estabelecimentos reabertos, levam cartazes e adesivos de orientação e fazem um check list de procedimentos. Na fila da balsa, há uma barreira educativa na qual são exibidos vídeos para orientação pessoal e acontece uma distribuição de máscaras.

Por toda a ilha há sinalizações, carros de som e monitores nas praias do Pereque e do Curral para evitar aglomerações. Mesmo com o parque estadual fechado por determinação do Governo do Estado de São Paulo, há monitores na entrada de todas as trilhas para fornecer informações aos turistas.

No momento, as praias estão abertas apenas para atividades individuais ou em dupla, com permanência máxima de uma hora. Não é permitido se estabelecer na faixa de areia com cadeiras, coolers, guarda-sóis, cangas e similares. Trilhas e cachoeiras também permanecem fechadas.