Foi inaugurado no último dia 25 de junho, em Ribeirão Pires, na Grande SP, o Parque Oriental Milton Marinho de Moraes, que fica às margens da represa Billings. Com área total de 60 mil m², o Parque abriga diversos equipamentos, principalmente para observação da natureza e o lazer. Por enquanto, devido à necessidade de isolamento social, o parque ainda não pode ser visitado.

Entre os atrativos da nova área de lazer estão o Portal de Entrada com 3,5 m de altura, o Pavilhão de Exposições, o Jardim Oriental, o Jardim Zen, um playground, a Casa do Origami, o Monumento Sadako Sasaki, uma trilha composta por 260 pedras de até uma tonelada cada, especialmente esculpidas para o Parque, o Centro de Informações Turísticas (CIT), ateliê de artes, pier, restaurante, sanitários, espaços administrativos e o lago, além da iluminação externa e o paisagismo.

O Parque Oriental registra a importância da história da imigração japonesa na cidade, que se iniciou em meados da década de 1940. Ribeirão Pires, a 40 quilômetros da Capital, fica na Região Metropolitana de São Paulo. O novo Parque abriga também o Jardim Japonês, inaugurado em 1971, e o Centro de Exposições e História do município.

jardim oriental ribeirão pires 3

Serviço:
Parque Oriental / Parque Municipal Milton Marinho de Moraes
Rua Major Cardim, 3.100, Estância Noblesse, Ribeirão Pires
Entrada gratuita
Importante: Devido à pandemia da Covid-19 o Parque ainda não pode ser visitado

Torre de Miroku

Vizinha ao Parque fica a Torre de Miroku, a maior em seu estilo em todo o Brasil, com 32 metros de altura e inspirada no Horyu-ji, na cidade japonesa de Nara. O acesso à torre é feito apenas por barco, com agência. O ponto de encontro é o Tahiti Náutica Club, na Avenida Palmira, 450. O ingresso unitário do translado até o templo custava, antes da pandemia, R$ 60. No momento, o acesso também está fechado.

torre de miroku ribeirão pires