Diversos setores do turismo no estado de São Paulo estão vivendo momentos de incerteza com a nova classificação das regiões feita pelo Governo Estadual para controlar a pandemia de Covid-19. Regiões turísticas como Brotas e Botucatu, no centro do estado, recuaram da fase amarela para a fase laranja, o que restringe ainda mais a abertura de comércios e serviços.
Desde a primeira classificação feita pelo governo, cidades do interior paulista começaram a se movimentar para voltar a receber turistas. Todas as regras, com adoção de normas sanitárias rígidas e respeito ao distanciamento social, foram repassadas aos empresários para que fosse possível uma abertura gradual e segura a partir de 1º de junho. De lá para cá, aos poucos, hotéis, pousadas, ecoparques e restaurantes têm abrido com uma série de protocolos. Agora, com a reclassificação, alguns setores podem ter de recuar, trazendo um cenário de dúvidas tanto para turistas quanto para quem atua na área.
O que o São Paulo Interior tem observado é que as normas impostas por protocolos sanitários têm sido seguidas à risca por estabelecimentos dessas regiões, sempre respeitando o distanciamento social e com higienização redobrada de áreas comuns. Muitos desses lugares investiram recursos financeiros – já escassos por causa da crise – para se adequarem. Turistas que visitaram essas regiões também têm se posicionado favoravelmente ao que já estão chamando de “novo normal”.
A partir do dia 15, algumas atividades podem sofrer mudanças por causa da reclassificação para a fase laranja. Por isso é importante consultar os estabelecimentos antes da viagem.
Além de Brotas e Botucatu, outras regiões foram reenquadradas pelo estado de São Paulo: Presidente Prudente e Barretos, por exemplo, recuaram duas fases: saíram do amarelo para o vermelho. O prefeito de Barretos anunciou que houve “equívoco” na reclassificação e que vai manter os serviços funcionando. A região de Araraquara/São Carlos também retrocedeu da fase amarela para a laranja.
Por outro lado, regiões da Baixada Santista, Vale do Ribeira e a Grande SP avançaram do vermelho para o laranja.
Coronavírus em São Paulo
Os dados estatísticos referentes aos critérios técnicos que norteiam o Plano São Paulo estão à disposição de qualquer pessoa no boletim completo do coronavírus no estado. Todo o material com mapas interativos, gráficos e tabelas com dados consolidados pode ser consultado ou baixado no site seade.gov.br/coronavirus/, que recebe atualizações diárias.
As estratégias e critérios do Plano São Paulo para retomada da economia de acordo com cinco níveis de reabertura parcial estão à disposição na página saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/planosp/. O site também permite consulta e download de todos os protocolos sanitários para todos os setores produtivos e também as regras de testagem para coronavírus no setor privado.
Já o documento com o resumo do painel atualizado do Plano São Paulo para todas as regiões do estado, apresentado nesta quarta no Palácio dos Bandeirantes, pode ser consultado ou baixado neste link.