O plano elaborado pelo Governo do Estado permitindo a reabertura gradual de setores econômicos traz uma série de diretrizes a serem seguidas por hotéis e pousadas. O objetivo é garantir a segurança de colaboradores e hóspedes, evitando a disseminação da Covid-19. No interior, cidades já iniciam a retomada em 1º de junho.

Os amigos do São Paulo Interior devem se preparar para o que já estão chamando de “novo normal”. Para o café da manhã, por exemplo, o governo recomenda que os hotéis e pousadas entreguem kits individuais para reduzir o contato de pessoas em torno daquelas grandes mesas. A orientação é que o alimento seja entregue no ato do consumo, empratado ou em pequenas porções individuais. Nos lugares menores, com refeitórios pequenos, a ideia é que sejam reservados horários para que não haja muita gente no mesmo local.

O protocolo divulgado pelo governo também fala sobre os serviços de quarto, orientando que tudo seja entregue na porta, evitando, assim, a entrada de colaboradores nos quartos. Também com essa intenção, é sugerido que o frigobar seja bem abastecido no check-in.

As atividades ao ar livre poderão ser incentivadas, desde que seja respeitado o distanciamento entre as pessoas. Cadeiras de descanso em áreas verdes, por exemplo, deverão ficar bem espaçadas. As brinquedotecas, academias e outros espaços de uso coletivo não poderão funcionar neste primeiro momento.

Na recepção ou salas onde a gente acostumava fazer leituras de jornais também haverá mudança. Jornais, revistas e outros produtos compartilhados terão de ser retirados.

Aferição de temperatura

Pensando na saúde e proteção de colaboradores e hóspedes, o protocolo recomenda a aferição de temperatura dos funcionários sempre no início do turno de trabalho e também a aferição da temperatura de hóspedes logo no check-in.

Após a desocupação dos quartos, o ambiente deverá ser totalmente higienizado e desinfetado antes da entrada de um novo hóspede.

Outras normas de segurança e higiene poder consultadas no Protocolo Sanitário do Governo para Meios de Hospedagem, disponível aqui.