O Vale do Paraíba, uma das regiões mais procuradas para turismo no estado de São Paulo, lançou no último dia 22 o projeto Abrace o Vale para divulgar e fortalecer a rede de empreendimentos turísticos da região do Vale do Paraíba Paulista e Sul Fluminense. A aposta de um dos idealizadores do projeto é que na pós-pandemia o turismo doméstico seja valorizado e o preferido dos viajantes. No plano de retomada divulgado pelo Governo do Estado, a região do Vale está na fase 2. (saiba mais aqui).

Por meio de uma plataforma digital, o Abrace o Vale apresenta ao público as diversas opções de roteiros e atrativos dos municípios que integram os principais circuitos de visitação, incluindo o Circuito Religioso, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Sul Fluminense.

“Com a retomada gradual das atividades econômicas, após as medidas de distanciamento social, a tendência é que as pessoas evitem viagens coletivas para longas distâncias, buscando opções de lazer mais próximas de sua cidade. Essa nova realidade vai favorecer os empreendimentos locais”, explicou Edvaldo Rodrigues, um dos idealizadores do projeto. 

Além de destacar as opções de passeios no Vale, o Abrace o Vale também oferece descontos e promoções especiais para os turistas que acessam a plataforma. Hotéis, pousadas, restaurantes e atrativos que integram o projeto disponibilizam vouchers a preços populares. 

 

Solidariedade e Capacitação

Além de colaborar com a retomada do turismo doméstico na região, o Abrace o Vale ainda estimula a solidariedade. Isso porque parte dos recursos obtidos com a venda dos pacotes e serviços será revertida para entidades sociais, que trabalham com populações carentes da região. São elas: a creche Chico Xavier, de Guaratinguetá, e a Casa Mulher e Vida, de Taubaté.

 

O projeto Abrace o Vale é uma iniciativa da Turismo da Fé, com o apoio do Sebrae, RT da Fé, Phocus Educação Corporativa, SINHORES (Sindicato dos Bares, Hotéis e Restaurantes), Conselho Municipal de Turismo de Aparecida (COMTUR) e Portal Dica de Turismo.