Existe uma pequena cachoeira no interior de SP, na cidade de Lavrinhas, divisa com o estado do Rio de Janeiro, que tem chamado a atenção de turistas nos últimos meses: a cachoeira da Pedreira. O São Paulo Interior (do Instagram @saopaulointerior) esteve lá em 2018 e em breve voltará para mostrar mais. O melhor de tudo é que a entrada na cachoeira de águas cristalinas é de graça. Depois de ler essa matéria veja essa aqui também: 12 Cachoeiras do Interior de SP para conhecer em 2020.

Para chegar à cachoeira de águas cristalinas, é preciso encostar o carro na estrada ou estacionar em um bar que fica bem em frente à trilha, o Rancho do Zé Neto. Como esse bar não cobra o estacionamento, é legal você consumir algo por lá. Pode ser uma água, um refrigerante ou uma cerveja gelada. Preste atenção porque não há nenhuma sinalização ali na estrada, indicando a cachoeira, então, se achar necessário, pergunte no rancho. Outro ponto de referência é o Rancho do Zé João, um balneário bem conhecido em Lavrinhas. O acesso à trilha é ali por perto.

cachoeira lavrinhas

Para percorrer a trilha, levamos cerca de 15 minutos. A cachoeira não tem estrutura para turistas, logo é preciso ter responsabilidade para não correr risco de afogamento ou queda. O mesmo pode se dizer da trilha, que possui descidas e subidas.

A cachoeira e os poços que ficam próximos a ela parecem cenários de filmes. Tudo muito lindo. Para maior segurança, é melhor entrar com tênis, já que as pedras são bem escorregadias. E claro: jamais pule na água, pois você pode se machucar.

cachoeira lavrinhascachoeira lavrinhas

COMO CHEGAR

O acesso para a cidade de Lavrinhas fica no Km 22 da Rodovia Presidente Dutra. Para quem vem de São Paulo, Lavrinhas é a penúltima cidade da Dutra, antes de entrar no RJ. Entrando na cidade, siga sentido Capela do Jacu. Ao passar pelo Rancho do Zé João, siga em frente e logo já estará no acesso à trilha. A trilha fica antes do outro núcleo urbano.

Distância:

São Paulo – Lavrinhas = cerca de 220 km, aproximadamente 3 horas de viagem

Rio de Janeiro – Lavrinhas = também cerca de 220 km