Adultos e crianças terão a oportunidade de aprender a importância dos insetos em uma feira que será realizada na Esalq, em Piracicaba, no sábado, dia 27 de julho. Várias atividades gratuitas acontecerão durante o dia, incluindo uma interessante degustação de pratos elaborados com insetos.

O workshop “Insetos na Alimentação Humana” será ministrado pelo chef e professor Rossano Linassi do Instituto Federal Catarinense. No workshop, que começa às 9h, o professor falará sobre o uso de insetos na alimentação humana, quais países e culturas tem este hábito, quais insetos são comestíveis e por que a FAO/ONU recomenda os insetos na alimentação humana. Simultaneamente o chef irá preparar e ensinar receitas à base de insetos. O palestrante já participou de diversos programas de TV, entre eles Programa do Jô e Encontro com Fátima Bernardes.

Em vários horários durante o dia, o público também poderá fazer uma visita guiada ao borboletário para conhecer um pouco sobre a vida das borboletas, ciclo de vida, hábitos alimentares e a importância delas no ecossistema. Tudo isso observando, tocando e sentindo os insetos.

Outra atividade do dia é a visita ao formigueiro. Por meio de um formigueiro transparente, o visitante poderá ver as formigas trabalhando dentro da sua “própria casa” e observar as diferentes funções efetuadas por cada uma no grupo. Também haverá visita ao melipolinário para conhecer as abelhas 100% brasileiras.

Além do workshop e das visitas guiadas, tendas serão montadas com curiosidades sobre os insetos, atividades para as crianças (com pintura facial) e informações gerais.

A programação completa pode ser consultada aqui.

A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11.

 

RUA DO PORTO

Quem for à feira de insetos da Esalq pode aproveitar e conhecer a Rua do Porto, principal via turística da cidade. Os amantes de peixe vão adorar! O São Paulo Interior já esteve lá e tem matéria aqui no site também:

https://saopaulointerior.com.br/2018/01/07/complexo-da-rua-do-porto-em-piracicaba-comida-cultura-e-diversao/