Para quem gosta de natureza, conforto e cachaças artesanais, a dica é conhecer a cidade de Monte Alegre do Sul, que fica a cerca de 130 km de São Paulo, na região de Campinas. Além de ser conhecida pelos morangos (a Festa do Morango acontece em julho), a cidade também tem fama por ser considerada a Capital da Cachaça. São dezenas de adegas e alambiques espalhados pelo município. Quase todos abertos à visitação para venda e degustação.
O São Paulo Interior esteve na cidade neste mês de abril e ficou hospedado na Pousada da Cachoeira, uma das mais tradicionais do pequeno município. A pousada é daquelas com cara de hotel fazenda: tem piscina, toboágua, piscina aquecida, café da manhã, almoço, jantar, lago pra pesca esportiva e monitores para crianças e adultos. Com os pequenos eles fazem várias brincadeiras, e os adultos eles levam para as adegas, fazem bingo, entre outras atividades.
As diárias na pousada são com pensão completa, portanto, nada de se preocupar com comida, que, aliás, é feita no fogão à lenha.
E o legal é que também são petfriendly 🙂
Nos passeios às adegas, você pode comprar de tudo: cachaça, licores, vinhos, geleias e doces. Os monitores da Pousada da Cachoeira te levam em um horário pré-determinado ou, se preferir, você pode ir sozinho.
No caminho para uma das adegas, a Casa da Cachaça, que fica no Distrito de Mostardas, há duas cachoeiras para contemplação. Na cachoeira dos Mostardas, é comum encontrar o pessoal se banhando, embora a água seja barrenta. Um espetáculo!
Na cidade, também visitamos o Santuário do Bom Jesus, que fica no Centro. É uma belíssima igreja que completou seu centenário em 2016. Atrás dela, há uma escada que leva para uma estrada de terra com destino ao Mirante do Cruzeiro. No caminho, há 14 estações que simbolizam a via crucis percorrida por Jesus até o calvário. É uma trilha pesada e bem íngreme, mas a vista lá de cima é linda.
Outro lugar que nos permite visualizar a cidade inteira é o Mirante do Cristo. A subida até lá é mais simples, já que dá para ir com o carro.
Para quem curte banhos, a dica é ir ao Balneário Municipal, que oferece banhos de imersão, ducha escocesa, etc. Uma ótima alternativa para quem quer relaxar.
Também visitamos a Fazenda Salmo 23, que fica perto da Pousada da Cachoeira. Lá existe uma adega, que estava fechada quando fomos, e esculturas do artista Edson Peres, já falecido. São lindas esculturas de madeira. A entrada é liberada.
Veja no vídeo abaixo nossa viagem para Monte Alegre do Sul: