A cidade de Brotas sedia a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rafting R4 (quatro remadores por bote), de 22 a 24 de março. Atletas de ponta do esporte vão cair na água em quatro disputas que valem pontos na briga por vaga para representar o Brasil no campeonato mundial, que neste ano será disputado na Austrália, em julho. E o melhor: das quatro provas, três serão no trecho que o rio corta a cidade, no Parque dos Saltos, lugar perfeito para os brotenses e turistas assistirem ao espetáculo.

A expectativa é que será um show de rafting. Já estão inscritos cerca de 120 atletas de Brotas, Piracicaba e Rio de Janeiro. Além de reunir remadores de ponta do rafting brasileiro, quem estiver em Brotas no final de semana vai assistir a um espetáculo porque há provas que são emocionantes, explica Rebeca Fernandes, vice-presidente da Associação Brasileira de Rafting. A principal delas é head to head cross, no domingo pela manhã, no Parque dos Saltos. “Nesta prova, dois botes largam juntos. Ganha quem cruzar primeiro a linha de chegada, a cerca de 500 metros à frente. É emocionante porque uma equipe pode tentar atrapalhar o desempenho da outra, desde que não obstrua a passagem da outra”, detalha. Como são várias equipes, a previsão é que a prova toda dure mais de duas horas.

Outra disputa que costuma emocionar o público é a slalom, que será no sábado às 9h, também no Parque dos Saltos. “Essa é a prova clássica do rafting, em que as equipes precisam fazer o trajeto determinado contornando as balizas. Uma a favor da correnteza e outra contra a correnteza, o que exige dos atletas técnica e esforço”, explica Rebeca.

A realização de uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rafting R4 em Brotas é fruto de parceria da Associação Brasileira de Rafting e da Prefeitura de Brotas, através de Secretaria de Turismo. “O rafting é duplamente importante para nossa cidade. É a segunda atividade que mais atrai turistas, ficando atrás somente da visitação de cachoeiras, e é o esporte que muito bem representa Brotas, em que o brotense é muito bom. Tanto que já há mais de uma década equipes daqui representam o Brasil em competições internacionais e trazem medalhas”, afirma Fabio Pontes, secretário de Turismo de Brotas.

Em Brotas, o rafting é praticado seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Todos os participantes usam equipamentos de segurança e são acompanhados por instrutor. E há, também, uma versão para as crianças, o minirrafting. A diferença é o percurso: mais curto e em trecho mais calmo do rio, sem corredeiras fortes. Há, também, o rafting que pode ser feito com pet e o noturno, em noites de lua cheia. O único requisito é gostar de diversão e de natureza.

 

Programação

Sexta-feira, 22/03

9h – prova de tiro (no Parque dos Saltos)

11h – prova descenço (largada no espaço da Alaya)

Sábado, 23/03

9h – prova slalom (no Parque dos Saltos)

Domingo, 24/03

9h – prova head to head cross (no Parque dos Saltos)