As cidades do Circuito das Frutas Paulista, famosas pela grande produção de figo, uva, goiaba, morango e caqui, deram início aos tradicionais festejos que recebem visitantes de todo o estado. As primeiras festas, que já se encerram no fim de semana dos dias 2 e 3 de fevereiro, são as Festas do Figo e da Goiaba, em Valinhos, e a Festa da Uva de Jundiaí.

Ambas as festas tem entrada gratuita, mas se você for usar os estacionamentos oficiais terá que pagar uma taxa de R$ 20. Um passeio legal para fazer nessas festas é o roteiro às propriedades, no qual é possível conhecer as plantações.

Em Valinhos, uma das novidades deste ano são um espaço dedicado à imigração japonesa; o Tombo da Polenta, prática tradicional na Itália e que também ocorrerá na festa; e uma nova praça de alimentação. Como nos anos anteriores, o parque da Festa do Figo ainda conta com parque de diversões, shows musicais e venda de artesanato e frutas direto do produtor.

img6936

Em Jundiaí, o primeiro fim de semana de festa já bateu recorde de visitas: 60 mil pessoas e a venda de 24 toneladas de frutas. A festa conta com atrações musicais e culturais gratuitas e diversificadas, além de workshops enogastronômicos. Outro sucesso, a tradicional Pisa da Uva também está garantida nesta edição, sempre aos sábados e domingos, às 14h30, em frente ao palco Uva Niagara. O legal da Festa da Uva de Jundiaí é que eles contam com espaço infantil com brinquedos infláveis gratuitos (crianças até 12 anos), além de área recreativa para crianças de até 4 anos e fraldário.

festa_da_uva-2

Em Vinhedo, as Festas da Uva e do Vinho começam no próximo dia 9 de fevereiro e vão até o dia 24. Por lá a entrada é gratuita, mas há cobrança de ingresso em alguns dias de shows musicais, como o do Sorriso Maroto (dia 9), Raça Negra (dia 15) e DJ Alok (dia 23). Nesses dias, a entrada gratuita é só até as 16h. Shows com Inimigos da HP (dia 10), Teodoro e Sampaio (dia 17), Jeferson Moraes (dia 22) e Patati e Patatá (dia 24) são gratuitos. A festa contará com inúmeras atrações, incluindo exposição e venda de frutas, leilão de frutas premiadas, artesanatos diversos, parque de diversões e apresentações artísticas regionais. Aos poucos, a comissão organizadora está fechando outros detalhes do evento.

Em Atibaia, a Festa das Flores e Morangos está marcada para começar no dia 30 de agosto, mas as atrações ainda não estão definidas. A festa da cidade possui um caráter cultural muito amplo e diversificado. Além da rica presença da cultura japonesa e suas manifestações, ela reúne diversas tradições e costumes, com representantes dos mais variados países, todos os sábados e domingos. As manifestações artísticas podem ser apreciadas através de danças, teatros, músicas e artes em geral.

f_show2

Em Louveira, haverá mudança neste ano. A tradicional Festa da Uva ocorrerá apenas no mês de dezembro. A Prefeitura e os agricultores da cidade resolveram mudar a data para favorecer os turistas, já que fim de ano é um período festivo que coincide com o pagamento do 13º salário. O evento oferece diversas atrações, entre shows de nomes consagrados e bandas regionais, passeios turísticos, apresentações circenses, turismo rural, mini shopping, artesanato e uma área de alimentação com comidas variadas que atende a todos os gostos.

Em Itatiba (Festa do Caqui) e Indaiatuba (Festa da Frutas e Hortaliças) ainda não foram divulgadas as datas das festas.


 

Confira o endereço e data das festas:

Festa do Figo (Valinhos) – de 19 de janeiro a 3 de fevereiro, sempre nos fins de semana – Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, Rua Dom João VI, 82.

Festa da Uva (Jundiaí) – de 17 de janeiro a 3 de fevereiro – quintas e sextas (período da noite), sábados e domingos ( a partir das 10h) – Parque Comendador Antonio Carbonari, Avenida Jundiaí, s/n.

Festa da Uva (Vinhedo) – de 9 a 24 de fevereiro – Parque Municipal Jayme Ferragut, Estrada da Boiada, s/n.

Festa das Flores e Morangos (Atibaia) – 30 de agosto a 22 de setembro – Parque Edmundo Zanoni, Avenida Horácio Neto, 1030.

Festa da Uva (Louveira) – ainda não definiu a data – Área de Lazer do Trabalhador, Acesso pela Rodovia Romildo Prado, Km 1.

Festa do Caqui (Itatiba) – ainda não definiu a data – Parque da Juventude, Avenida Roberto Arantes Lanhoso, 100.

Festa das Frutas e Hortaliças (Indaiatuba) – ainda não definiu a data – Pavilhão da Viber, Avenida Almirante Tamandaré, 675.