Rubens Campolino tem 70 anos e é sucesso na internet. O motivo? Além da simpatia, ele está em uma profissão que até então não se via negros: ele é o Papai Noel do Shopping Vale Sul, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. O Papai Noel foi descoberto depois de vencer um concurso como mister terceira idade. Em entrevista ao Portal G1, Rubens reforçou a importância da representatividade negra.

“Minhas filhas não viram um Papai Noel negro, mas meus netos já viram. Isso [representatividade] é uma coisa nova que as crianças vão ter. Eu sempre penso na frase do [Martin] Luther King que diz que espera o dia que as pessoas não vão ser julgadas pela cor, vão ser julgadas pelo caráter. Isso é o principal, sempre”.

Esta não é a primeira vez que o mesmo shopping escolhe um Papai Noel negro. A iniciativa começou em 2017. Outros estabelecimentos e centros comerciais já fizeram a mesma escolha, como a Central do Brasil, no Rio de Janeiro, também no ano passado. Nos EUA, um “Santa Claus” negro foi escolhido por um shopping em Minnesota, em 2016.

O Papai Noel do Shopping Vale Sul recebe visitas de segunda a sábado, das 14h às 17h e das 18h às 22h. Nos domingos e feriados, ele fica das 12h às 16h e das 17h às 19h30.

 

O Vale Sul Shopping fica na Avenida Andrômeda, 227, São José dos Campos.