O turista que visitar Cunha nos próximos feriados (15 de novembro e 20 de novembro, para algumas cidades) poderá apreciar a boa música caipira e a culinária a base de truta. O Canta Violeiro – 6º Festival de Música Caipira Inédita de Cunha será realizado de 15 a 17 de novembro, com apresentações ao vivo dos concorrentes na Praça da Matriz da cidade. Já o Festival Gastronômico da Truta ocorrerá até o dia 20 de novembro, também na praça central.

Nesta edição do festival de música caipira, 20 compositores, selecionados de um total de 25 inscritos, se apresentarão para o júri e o público presente na praça, nos dias 15 e 16. No dia 17, dez finalistas classificados se reapresentarão e serão escolhidos os três primeiros colocados, bem como premiados a melhor música e letra, o melhor intérprete e o escolhido por aclamação popular.

Os participantes concorrentes são de Cunha, de Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Lagoinha, Lorena, São José dos Campos e Tremembé, no Vale do Paraíba; de Cotia, Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo, também no Estado de São Paulo; de Conceição dos Ouros, Elói Mendes, Monte Sião, Pouso Alto e Uberlândia, em Minas Gerais; e de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Eles serão avaliados por um júri composto por Arnaldo Freitas,violeiro do antigo programa Viola Minha Viola, da TV Cultura; Celso Silva, violonista, cantor, compositor, arranjador e organizador do Festival da Diversidade Cultural,de Guaratinguetá; Emerson Thomas, professor de viola caipira e violão nas oficinas culturais do Estado; Jamil Scatena, músico percussionista e assessor do gabinete da Secretário do Estado da Cultura; e Lenir Boldrin, coordenador musical do programa Sr. Brasil, de Rolando Boldrin, na TV Cultura.

Para o evento ficar completo, também haverá oficinas de música caipira, rodas de viola, shows de artistas de Cunha e apresentações musicais e do Coral Bem-te-Canto, grupo vocal formado por moradores de Cunha e de cidades da região.

 

Peixe da região para acompanhar 

Festival da truta_restaurante Quebra Cangalha

Em paralelo ao Canta Violeiro, ocorre o Festival Gastronômico da Truta, que está em sua oitava edição e é promovido pela Cunhatur (Associação Empreendedores no Turismo de Cunha) com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Até 20 de novembro, os principais restaurantes da cidade estarão representados em barracas instaladas na Praça da Matriz, nas quais os chefs levarão diferentes receitas elaboradas com o peixe, que é produzido na região.

Os visitantes poderão saborear casquinha de truta defumada, filé de truta à parmegiana, bolinho, linguiça e pastel de truta, entre outros diferentes pratos. Também terão a oportunidade de assistir a uma aula show de um grupo de chefs, em 20 de novembro. Juntos eles vão preparar um prato diferente dos servidos no evento.

Além das barracas na praça, os restaurantes da cidade também estarão com um cardápio especialmente elaborado com o peixe para a ocasião.