O Museu Catavento, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, levará, de 3 a 28 de outubro, mostra de experiências científicas ao Parque D. Pedro Shopping, em Campinas. A atração é gratuita e faz parte da programação do mês das crianças.

A exposição visa aproximar as  crianças e jovens do mundo científico por meio de experimentos de física, química,  biologia e astronomia. Será possível, por exemplo, arrepiar os cabelos em uma das atrações preferidas do Catavento, o “Gerador de Van de Graaff”; gerar energia em uma bicicleta com simples pedaladas; descobrir por que a água e o óleo não se misturam; sentar-se em um banco feito de pregos sem se machucar; conhecer um ecossistema mantido em um garrafão lacrado; e até circular por uma pista utilizando um par de óculos que simula o efeito visual da embriaguez, tentando não derrubar os obstáculos.

A participação é gratuita e indicada para qualquer idade. Crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas pelos pais. O horário de funcionamento é de segunda a quinta, das 14h às 22h; sexta e sábado das 10h às 22h; domingos e feriados das 14h às 20h.