O São Paulo Interior foi visitar São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, para mostrar o que há de bão por lá. Qual a nossa conclusão? São tantos atrativos naturais e culturais que precisaremos voltar mais vezes. Comemos bem, fizemos trilha, subimos nas alturas, contemplamos a natureza e o melhor: tudo regado a um bom bate papo com a população local, que preserva a essência da cultura caipira.
Para começar, ficamos hospedados nos Chalés Lago do Baú, uma pousada que fica aos pés da Pedra do Baú, que é o principal ponto turístico da cidade. Imagine só acordar de manhã e se deparar com aquela imensidão na sua porta! É fantástico! Do “quintal” da pousada, se avista o Bauzão e o Bauzinho. Se forçar bem o olho, dá até para ver os aventureiros subindo as duas pedras.
À noite, a beleza das rochas dá lugar para a beleza do céu , que com suas estrelas, nos enche os olhos. Por estar em uma região afastada do centro urbano, fica longe da poluição visual e o que aparece para nós é beleza pura.
O Chalés Lago do Baú tem lago para pescaria (com muitos peixes mesmo!), deck para observar o pôr do sol, lareira e micro-ondas em todos os quartos. O café da manhã é demais! Todos os produtos, inclusive o café, é produzido lá mesmo! Broa, geleias, bolos, pães. Só coisa boa! Tudo feito com muito carinho, o que faz você se sentir em casa.
Para passeio, recomendamos a Baú Ecoturismo, uma empresa super profissional, que te leva para a Pedra do Baú, para a Ana Chata (onde fomos), além de inúmeros outros passeios (bike, cascade, rapel, etc). O passeio mais famoso é subir a Pedra do Baú, mas optamos por ir à Ana Chata, uma das três pedras do complexo. Para ir até a Ana Chata, percorremos uma trilha por cerca de 2 horas e passamos por uma mini caverna até chegar ao topo. A vista de lá é incrível!
Quem quiser subir a Pedra do Baú, também pode. Para isso, a Baú Ecoturismo oferece guia e equipamentos de segurança. A subida é feita por uma escada de ferro presa à pedra. Aventura pura!
Para os menos aventureiros, há a opção de ir até o Bauzinho, subindo de carro até o parque do complexo. Você deixa o carro no estacionamento e sobe até a pedra por uma trilha. Esse passeio é mais light e também é bem bonito.
A Baú Ecoturismo tem anos de experiência e tem um receptivo que fica ali do lado da pousada, no Restaurante Pedra do Baú. Aliás, esse restaurante oferece comida à vontade pelo valor de R$ 34,00. Então depois do passeio, vale muito a pena comer lá. Você come de tudo e com uma vista de tirar o fôlego!
Lá no restaurante tem uma luneta de livre acesso do público para ver as pedras de perto. Achamos bem legal!
No jantar, fomos ao restaurante Trincheira & Trattoria, que reúne elegância e boa gastronomia em um só lugar. O salão onde ele fica é lindo, e o cardápio reúne opções de peixes, carnes e sobremesas. É um lugar perfeito para um jantar a dois.
Depois de comer no Trincheira & Trattoria, você pode aproveitar e visitar o Museu da Revolução, que fica ali mesmo! O museu possui algumas peças usadas na Revolução de 1932, além de fotos e recortes de jornal da época.
E por falar em museu, também visitamos o Museu do Carro de Boi, um lugar que conta a história do Seo Quim Costa, um fazedor de carros de boi que por muitos anos foi referência em toda a região. Cultura pura aquele lugar! A família retrata no museu o quarto do Seo Quim, a cozinha, a sala, além de expor todas as ferramentas usadas por ele. O museu cobra o valor de R$ 5 por pessoa para entrar e há a opção de tomar um café por lá, caso você agende antes e forme um grupo. Também é oferecido passeio a cavalo mediante agendamento.
Cultura é o que não falta em São Bento. Em quase todo canto tem artesanato. Essa capelinha de mosaico encontramos na estrada. Olha só que perfeição!
No bairro do Quilombo, há lojas de artesanato como o Ateliê do Ditinho Joana. Peças feitas com madeira nobre e muita arte!
No Centro, visitamos a lojinha Mãos Bentas, que reúne artesanato e lembrancinhas para você levar para a casa. Há vários objetos de decoração a preços acessíveis.
Ainda no Centro, fizemos uma parada no Bar do Tião, tradicional point noturno da população de São Bento. Música, cerveja e diversão em ambiente descontraído, no meio da praça.
O vídeo completo da nossa viagem, produzido para o Instagram do São Paulo Interior, está aqui: