A diversidade cultural do interior do estado, de norte a sul e de leste a oeste, pode ser verificada em todas as áreas: na culinária, nos modos de vida, nas expressões artísticas e neste post, que vai ampliar seu vocabulário com palavras e frases ditas em diferentes cidades.
 
No Instagram do São Paulo Interior, mostramos que no município de Pederneiras, é comum as pessoas pedirem um “bigão” de Coca no balcão do bar. Bigão, nesse caso, é a garrafa pet. Se você não é pederneirense, tente pedir um “bigão” na adega aí do seu bairro e veja a reação do vendedor. Com quase certeza, ele não vai entender nada.
 
Partindo do “bigão”, pedimos aos nossos seguidores que nos contassem quais expressões ou palavras são usadas em suas cidades. Aqui mostraremos algumas.
 
Em Mococa, se alguém te chamar de “canseira”, tenha certeza de que você está sendo inconveniente, mala, chato. Pelo jeito, você que está lendo este post não é “canseira” porque viu nosso título e veio para cá.
 
Na cidade de Salto e região, o pão francês é chamado por algumas pessoas por “filão”. Aí, obviamente, o plural é desnecessário. É entrar na fila e soltar um “Me vê três filão”.
 
Em São José do Rio Preto e em algumas outras cidades, para demonstrar surpresa com um acontecimento, você pode soltar um “aaacha”. O “aaacha” também pode ser sinônimo de “imagina”. Olha aqui um exemplo:
 
– Meu pai disse que vai para balada e dançar a noite toda.
– Acha! Jamais ele vai fazer isso.
 
Na cidade de Taubaté e em alguns municípios do Vale do Paraíba, costuma-se dizer que quando uma pessoa está “viajando na maionese”, “boiando”, “no mundo da lua”, ela está “castelando”. E aí, quando você quer dizer que a pessoa falou uma coisa nada ver, você pode falar: “Nossa, que castelo”.
 
O “castelar” também é usado na região de Sorocaba, empregado no sentido de “prestar atenção”. Exemplo: “Que carro massa! Castele!”
 
Lá no norte do estado, na cidade de Franca, se usa a expressão “Vapuu” quando você está surpreso com algo. É o mesmo que “nossa!”
 
Essas e outras curiosidades e belezas do interior você encontra no nosso Instagram! Corre lá!