Começou neste sábado, dia 20 de janeiro, a Festa do Figo e Expogoiaba de Valinhos. O evento faz parte do Calendário Oficial da Cidade e é um dos principais festejos do interior paulista. Além de comida, shows, exposição de frutas e venda de produtos variados, como doces, vinhos e artesanato, a festa oferece um passeio às propriedades rurais da cidade. Por apenas R$ 15, você conhece de perto as plantações de figo, goiaba, banana, uva e outras frutas que viajam o mundo, saindo da pequena Valinhos.
 
O saopaulointerior fez o passeio e pôde entender um pouco sobre o cultivo e degustar produtos direto nas propriedades. O tour fez parada em três propriedades rurais. Na primeira, observamos a plantação de banana orgânica, sem uso de agrotóxicos, e que, por isso, necessita de um cuidado especial. Lá, é possível experimentar a fruta e tomar sucos naturais de goiaba e melancia. Olha só esse registro que fizemos em uma das bananeiras:

 

 

Depois visitamos uma propriedade onde plantam goiabas. As goiabas são gigantes e muitas ficam em exposição lá no recinto da festa. A guia nos explicou que as goiabas são resultado do cruzamento de goiaba brasileira com goiaba tailandesa. A Maria deu uma olhadinha de perto, porque o que chama a atenção são uns saquinhos de papel que envolvem as frutas para evitar o ataque de insetos.

 

 

 

A próxima parada foi a plantação de figos. Além do figo, lá também tem uva e uma adega com licores de todos os tipos. A bebida que mais gostamos foi o vinho de jabuticaba. Uma delícia! Também tem sucos, doces e outras guloseimas.

 

 
 
 
A Festa do Figo e Expogoiaba vai até o dia 4 de fevereiro. O passeio do agroturismo ocorre aos sábados e domingos, das 9h às 16h, com saídas a cada uma hora. O valor do ingresso para o passeio é R$ 15. Já a entrada na festa é gratuita!
 
Entrem no Instagram do São Paulo Interior porque lá tem stories na página inicial com vídeos do nosso passeio!
 
A Festa do Figo acontece no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, que fica na Rua Dom João VI, 82, no Jardim Planalto.
 
Até mais, amigos!